sexta-feira, 11 de novembro de 2011

A ANSIEDADE COMO INIMIGA PARA O ENEM

Por Cíntia Ribeiro


O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aplicado em 2010, contou com a participação de 26.099 escolas, número maior quando comparado ano anterior. De acordo com o Censo Escolar de 2009, o exame teve 25.484 instituições. O que vale ressaltar é que 90% dos alunos concluintes realizaram a prova. Segue abaixo gráfico do Inep que aponta características das escolas participantes.
Fonte: Inep

Mas para participar é necessário estar preparado. Aprimorar a redação e revisar o conteúdo estudado para tirar uma boa nota no exame nacional do ensino médio é o principal objetivo de muitos dos cinco milhões de jovens, que vão prestar o exame em 2011.
Foto: http://victor131.blogspot.com/2011/02/escolas-baianas-estao-entre-as-
Por ter histórico desfavorável, devido a vários problemas nos exames anteriores, como fraude na prova e gabarito invertido, alguns alunos ficam mais apreensivos e inseguros na hora da prova. O estudante Leonardo Monteiro afirma que apesar da ideologia do vestibular ser positiva, a administração ainda não está sólida.
Se o candidato não estiver preparado psicologicamente para as provas, a ansiedade pode ser uma grande inimiga na hora de fazer a prova. Saber como controlá-la, pois pode fazer a diferença no resultado final do exame.
De acordo com o psicoterapeuta, Marcelo Cunha, a ansiedade nada mais é do que
 Estudante demonstra  controle emocional
nos preparativos para o prova do ENEM 2011
antecipar o futuro de uma forma negativa. E para evitá-la, até em dias normais, ele recomenda que a pessoa faça uma pergunta a si: o que eu faria se não fosse ansioso? Cunha  afirma que o próprio inconsciente produz respostas para essa questão. Além disso, mostrar interesse pelo estudo, ter concentração e repetir o conteúdo, ajudam a desenvolver a memória e a evitar o branco na hora da prova. Outra dica fundamental é respirar com calma, para ter tranquilidade e deixar de lado o nervosismo. Durante o exame é melhor preocupar-se primeiro com as questões mais difíceis, identificando, se puder, a parte mais complexa da prova e começar por ali, porque naquele momento o candidato está descansado e com mais chance de obter um bom desempenho.






Nenhum comentário:

Postar um comentário